top of page
Buscar
  • Foto do escritorMSG Consultoria Comercial

Produtividade em tempos de pandemia: você presta atenção às pausas necessárias?


Homem tomando café e lendo na mesa de casa com um notebook ao lado.
Como anda a sua produtividade em tempos de pandema?

Antes do início da pandemia era muito frequente eu ouvir das pessoas que elas não se sentiam preparadas, ou disciplinadas para trabalhar de casa, alguns amigos chegaram a pedir para os seus chefes que os liberassem como exceção para continuarem trabalhando nos seus respectivos escritórios e não em casa como a empresa havia orientado na época.

Hoje, o almoço está a apenas 2 passos de distância, já que em muitos casos a mesa de almoço e jantar se transformou na mesa do escritório onde o expediente diário se desenvolve, ninguém mais se preocupa com o dress code, já que todos estão em casa, então ninguém precisa disfarçar que está trabalhando de bermuda e camiseta, nem se preocupa colocar o microfone no mudo quando os barulhos dos motoboys que trazem os almoços da vizinhança começam a agitar a rua ou para esconder o latido do cachorro do vizinho.


As viagens de final de semana, se antecipam naturalmente, já que nem precisamos mais chamar de home office, pois com mais casas conectadas a internet, e com uma rede de dados móveis de melhor qualidade, podemos dizer que estamos migrando para o modelo “any office”, ou seja, não importa onde eu esteja, meu trabalho continua.

Por conta dessa adaptação, muitas pessoas com quem eu converso me dizem que estão trabalhando mais agora nesse modelo any office, do que quando iam frequentemente ao escritório, ou seja, as pessoas se adaptaram a esse modelo de trabalho e acabam, por estarem no conforto das suas casas, trabalhando mais horas, sem respeitar muitas vezes as pausas de descanso que eram convencionais nos escritórios, até mesmo porque não há pausa para o cafezinho, ou o intervalo do almoço quando íamos a um restaurante, mas esperávamos todos os amigos que iam almoçar conosco pra fazermos aquela caminhada juntos, falando amenidades ou situações do nosso cotidiano no escritório.

Eu mesmo, trabalhei em empresas em que haviam os chamados espaços de descompressão, locais onde ficavam disponíveis sofás, poltronas, futtons para relaxamento, os famosos espaços de micro ócio, área de jogos, áreas de snacks onde você podia comer e beber alguma coisa, enfim, dar aquele tempo pra voltar mais produtivo.

Quando migrei para o trabalho em casa, me preocupei em refletir no espaço onde eu iria trabalhar o mesmo modelo, para que eu pudesse me manter produtivo, mas também fosse possível “descomprimir”. Então, transformei um dos quartos da minha casa no meu escritório, mas fiz questão de colocar uma TV, com acesso aos principais canais que eu gosto de assistir, criei uma área de snacks (abusei um pouco, porque coloquei até mesmo uma adega com bebidas alcóolicas, que é claro que eu não consumo durante o expediente, mas que fazem parte da composição do meu ambiente e que me “alegram” no final do dia).


Além disso, montei minha biblioteca, já que eu sou fascinado por leitura e como eu tenho uma orientação a ser ecologicamente correto e, também por medo da pandemia, comprei um reader, para expandir ilimitadamente a minha biblioteca, sempre mantendo os livros impressos que tenho (porque tenho apego...rs), e também alguns poucos games (não sou muito fã de joguinhos), enfim, refleti no meu escritório o que eu achei de melhor nos escritórios onde trabalhei durante a minha carreira e deu certo. Mas quero voltar ao tema original que deu título a esse material, você hoje se sente mais ou menos produtivo?

Antes de você me responder, quero te perguntar outra coisa: você tem conseguido usar alguns momentos do seu dia para descomprimir, para relaxar e consequentemente voltar com mais energia ao desenvolvimento das suas atividades?

Você sabia que as pausas de micro ócio são tão importantes quanto o tempo de produtividade em si? Mais ainda, você teve alguma preocupação com a sua ergonomia (talvez você nem saiba do que eu estou falando, mas é importante você cuidar do local onde você está trabalhando, adaptando-o para que ele te acolha da maneira mais confortável e adequada possível, evitando problemas posturais, lesões de esforço repetitivo, etc)?


Você tem a preocupação de se desconectar quando para pra comer, ou come em frente ao computador mesmo, enquanto ouve uma reunião de alguém que de repente nem te interessa, só pra não precisar lavar os pratos depois?

Você para pra brincar com seus filhos durante o expediente, ou pra dar atenção a eles nas suas tarefas escolares (não tô viajando, só acho que se você trabalha 12 horas por dia em home office, não importa o horário, então não importa a pausa pra dar atenção a quem depende de você)?

Você tem praticado alguma atividade física antes ou depois do seu expediente? Acho que poderia te fazer mais umas 85 perguntas relacionadas a esse tema, mas no final, todas tem o mesmo objetivo e convergem para uma pergunta principal: você tem disciplina para trabalhar any office, ou você se tornou workaholic sem perceber?

Talvez o medo de uma demissão durante uma pandemia tenha te impulsionado a trabalhar mais horas todos os dias, seu chefe está adorando isso, pode ter certeza, mas e quanto ao seu corpo? Se você não o respeita, ele vai se desgastar e você, como qualquer outra máquina vai dar defeito e pifar, na empresa você vai ser facilmente substituído, mas e na sua casa, na sua família? Pensou nisso? Então aproveite que está pensando, vá tomar um café e refletir sobre o que você acabou de ler e descomprimir um pouco.

Agora que você retornou, lembre-se de respeitar as pausas que você estava habituado no escritório, mas lembre-se acima de tudo a respeitar os sinais do seu corpo, só assim você vai continuar sendo um profissional de qualidade, por muito tempo, porque os momentos de micro ócio são tão importantes para sua produtividade, quanto as tarefas concluídas com sucesso durante o dia.

Parar alguns momentos, descansar, relaxar, desconectar são tão importantes para o seu corpo e sua mente, quanto trabalhar e ainda, comprovadamente, te ajudam a se prevenir de vários problemas de saúde e a aumentar sua produção.

Pense nisso! :)


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page